sexta-feira, 20 de novembro de 2009

12º Festival Maranhense de Reggae (Unireggae)


.
O 12º Festival Maranhense de Reggae (Unireggae), acontece neste sábado (21), e domingo (22), às 22h, no Circo Cultural Nelson Britto (antigo Circo da Cidade), no Aterro do Bacanga, em São Luís. Entre as atrações estão Fauzy Beydoun (Tribo de Jah); Gérson da Conceição (Mano Bantu) Santa Cruz, banda Filhos de Jah e discotecagem por conta dos DJs Ademar Danilo e Waldiney. A entrada é franca.

Saiba mais!

Jorge Ben Jor em São Luis. Só para convidados.

O cantor e compositor Jorge Ben Jor fará show, em São Luis, no próximo dia 25 de novembro, Hotel Pestana. O evento, -que será fechado- está sendo organizado pelo Colunista Pergentino Holanda e será realizado pela Construtora Sá Cavalcanti. Isso mesmo, Jorge tocará em São Luís apenas para convidados. No site do cantor, o evento já está confirmado [25/11 - Evento Fechado - São Luis – MA]. Para quem não é vip vai aqui um link para download dos álbuns de Jorge.

Saiba mais!

Hoje tem mais uma edição do Sessões Para o Nada

O Festival – O projeto musical que tem como princípio de existência a divulgação de bandas maranhenses que produzem som original surgiu da necessidade de escoamento das produções autorais das bandas que participam do cenário musical de São Luis. Com a pretensão de ser realizado duas vezes nos meses - com um espaço de 15 dias entre um evento e o outro – que restam no ano de 2009 e ao longo de todo o ano de 2010. O evento será realizado será no Anfiteatro do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, e a entrada é franca..
.
As apresentações têm horários fixos para começar e terminar – das 19h às 21h30 -, sendo reservado a cada banda 40 min., e tendo apresentação de 4 bandas em cada edição. A edição de hoje terá as seguintes atrações: Corpus S.A, Histeriah, Horsts, Notnow

Saiba mais!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

5ª edição Circuito de Criação Publicitária do Maranhão

Acontece hoje (19), no auditório da Faculdade São Luís, a 5º edição do Circuito de Criação Publicitária do Maranhão. Com o título “Quem faz a propaganda” o evento tem o objetivo de demonstrar aos acadêmicos de Comunicação Social a importância da integração de todas as atividades de comunicação. Ao longo da noite serão discutidos vários temas acerca dos novos rumos no mercado, sua dinâmica, integração dos processos de comunicação e como garantir resultados criativos.
.
Para a quinta edição do circuito os participantes poderão contar com a presença de grandes nomes do mercado de comunicação de São Luis. O diretor de marketing da Duvel, David Duailibe, Viviane Thrurler do setor de atendimento da Agência de Publicidade AG.10 Propaganda, a diretora de Criação Elirdes Rejane, o executivo de contas da TV Mirante Magno Soares, o presidente da Abap-MA Melchiades Costa serão os convidados da noite. As inscrições para o evento podem ser realizadas com os alunos do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade São Luís, o investimento é de R$ 10,00. Mais Informações: 8126-3189 / 8839-4824

Saiba mais!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

I Semana de Audiovisual da UFMA

Acontece entre os dias 23 e 27 de novembro, na UFMA, a I Semana do Audiovisual da UFMA. Durante os cinco dias da programação, diversas áreas da linguagem audiovisual serão contempladas. Além de oficinas e mostras, serão também realizadas atividades cineclubistas e palestras, o que proporcionará ao público uma nova maneira de vivenciar o cinema. [Programação completa aqui]
.
Dentre as palestras já confirmadas, o maranhense Cícero Filho, diretor do irreverente “Ai que vida!” tratará de “Como fazer filmes com baixo orçamento”. O professor Silvano Bezerra, diretor da TV UFMA abordará as perspectivas geradas com o breve início das transmissões da primeira televisão universitária do estado. Eliane Caffé, premiada diretora paulistana, ilustrará sua apresentação com trechos do seu acervo de curtas e médias-metragens.
.
Durante a semana haverá também a pré-estreia do filme “O Sol do meio-dia”, de Eliane Caffé e a exibição de trechos inéditos do próximo longa metragem de Cícero Filho, “Flor de abril”.
.
As inscrições para o evento são gratuitas. Os interessados podem se inscrever na próxima segunda-feira (23), na Área de vivência do Campus, a partir das 10h. Mais Informações: 8875 2196, 8827 6620 ou 8162 8684.

Saiba mais!

Lula visita São Luis

O presidente Luis Inácio da Silva visitará a cidade de São Luis no próximo dia 27 de novembro. Acompanhado da Ministra Dilma Roussef Lula desembarca em São Luís com o propósito de inaugurar a ampliação da Fábrica de Alumínio do Consórcio ALUMAR que vai duplicar a produção, consumindo muito mais energia que passará de 1,5 milhão de toneladas/ano para exorbitantes 3,5 milhões de toneladas/ano. Além do presidente Lula e a Ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também estará presente no evento.

Saiba mais!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

1ª Conferência Estadual de Comunicação do Maranhão

Acontece hoje (17) e amanhã (18), no Convento das Mercês, a 1ª Conferência Estadual de Comunicação do Maranhão. Com o tema “Meios para a construção de direitos e cidadania na era digital”, a conferência terá palestras, grupos de trabalho e plenária final, onde serão aprovadas as moções dos participantes e eleitos os delegados do Maranhão para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada em Brasília, de 14 a 16 de dezembro.
.
O Maranhão terá direito a 50 delegados, sendo 22 da sociedade civil, 22 do segmento empresarial e seis do poder público. A conferência é convocada e coordenada pela Secretaria de Estado da Comunicação e organizada por uma comissão formada por representantes dos três segmentos.
.
Abertura – Para proferir a conferência de abertura foi convidada a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP). Haverá ainda palestras específicas correspondentes aos três eixos comuns às etapas estaduais e nacional: produção de conteúdo, meios de distribuição e cidadania.

Saiba mais!

XIV Festival de Teatro Estudantil no João do Vale

Começou nesta segunda-feira (16) o XIV Festival de Teatro Estudantil, no Teatro João do Vale, em São Luis. No primeiro dia de Festival foram apresentados sete espetáculos que marcaram a abertura do evento que irá até a próxima sexta-feira (20). Ao todo, estudantes de 34 escolas da rede pública e privada do estado participaram desta edição. Os espetáculos serão realizados todos os dias, das 9h às 18h, com entrada franca.
.
História – O festival foi criado pela chefa interina do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem), Maria Helena Borralho. O primeiro festival de teatro estudantil aconteceu em 1996 reunindo 16 escolas.
.
Programação Terça-Feira (17)
.
9h
- Espetáculo: “Malasaventura, as aventuras e Malazartes”, alunos do Colégio Upaon-Açu;
10h05 - Espetáculo: “Julgamento Final”, alunos da Escola Paroquial Frei Alberto;
10h55 - Espetáculo: “Os dez mandamentos”, alunos da UEB Maria Rocha;
14h - Espetáculo: “Amores”, alunos do CEFRAN;
14h50 - Espetáculo: “A Escolha”, alunos da Escola São Vicente de Paulo;
15h50 - Espetáculo: “A Pele do Lobo”, alunos do Colégio Monsenhor Alves Madureira (Bacabeira);
17h - Espetáculo: “Aurora da Minha Vida”, alunos do Colégio Universitário

Saiba mais!

Em Cartaz! O filme Na cama

Está em cartaz no Cine Praia Grande o filme Na Cama. O filme, que estreou na última sexta-feira (13), ficará em cartaz até o dia 27 de novembro.
.
Sinopse: Dois jovens desconhecidos (Blanca Lewin e Gonzalo Valenzuela) resolvem passar a noite juntos numa cama de motel. No entanto, aos poucos acabam se conhecendo e desenvolvendo um tipo de relação contrária ao desprendimento inicial.
.
[Critica do filme]
Sessões: 16h, 18h e 20h
Ingressos: R$8.00 (meia para estudantes)

Saiba mais!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Exibição do filme Cidadão Kane na UFMA

Nesta terça-feira (17), será exibido, a partir das 19h, o filme Cidadão Kane, a sessão será no espaço ao lado do Auditório B do Centro de Ciências Humanas da UFMA. Entrada franca.
.
Sinopse - Cidadão Kane é supostamente baseado na vida do magnata do jornalismo William Randolph Hearst, e conta a história de Charles Foster Kane, um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo. O filme inicia com a sua morte, quando se pronuncia a palavra Rosebud, que acaba levando um jornalista a investigar a vida de Kane para descobrir o sentido da palavra. Entrevistando pessoas do passado de Kane, o jornalista mergulha na vida de um homem solitário, que desde a infância é obrigado a seguir a vontade alheia. Ninguém ao seu redor importa-se com Kane, que busca por meio da aquisição de bens e pessoas encontrar a infância perdida.
.
Versão brasileira – Em 1993 saiu o documentário televisivo britânico de Simon Hartog, Muito Alem do Cidadão Kane. Produzido por uma rede televisiva pública do Reino Unido, o filme mostra as relações e influências sombrias no poder do Brasil. A obra detalha a posição da Rede Globo na sociedade brasileira, debatendo a influência do grupo, seu poder e suas relações políticas manipuladoras e formadora de opinião.O ex-presidente e fundador da Globo Roberto Marinho foi o principal alvo das críticas do documentário, sendo comparado a Charles Foster Kane, personagem do filme Cidadão Kane. Segundo o documentário, a Globo emprega a mesma manipulação grosseira de notícias para influenciar a opinião pública como fazia Kane no filme. O documentário foi proibido no Brasil desde o seu lançamento, mas é encontrado em alguns sites, aqui no blog temos uma versão para download. A Rede Record comprou os direitos de transmissão exclusiva por U$$20 mil dólares.
.

Saiba mais!

domingo, 15 de novembro de 2009

Conferência de Comunicação Debate Cidadania e Direitos na Era Digital

A 1ª Conferência Estadual de Comunicação será realizada nos dias 17 e 18 de novembro, no Convento das Mercês, com a participação de representantes do poder público, empresários e da sociedade civil. Com o tema “Meios para a construção de direitos e cidadania na era digital”, a conferência terá palestras, grupos de trabalho e plenária final, onde serão aprovadas as moções dos participantes e eleitos os delegados do Maranhão para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada em Brasília, de 14 a 16 de dezembro.

O Maranhão terá direito a 50 delegados, sendo 22 da sociedade civil, 22 do segmento empresarial e seis do poder público. A conferência é convocada e coordenada pela Secretaria de Estado da Comunicação e organizada por uma comissão formada por representantes dos três segmentos.

As pré-inscrições para a fase estadual poderão ser feitas em um banner específico, que será disponibilizado no site do Governo do Estado: http://www.ma.gov.br.

A etapa estadual é precedida de conferências livres. Estas fases preparatórias já foram realizadas em Imperatriz, na Baixada e em São Luís.

Para proferir a conferência de abertura foi convidada a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP). Haverá ainda palestras específicas correspondentes aos três eixos comuns às etapas estaduais e nacional: produção de conteúdo, meios de distribuição e cidadania.Após as palestras serão realizados trabalhos em grupo de acordo com os eixos. Os relatórios dos grupos vão subsidiar as moções da conferência estadual, que serão levadas à etapa nacional, em Brasília.

Saiba mais!

Cinema no Anfiteatro de Comunicação da UFMA

Dia 23 de novembro (segunda-feira) o Núcleo de Pesquisa e Documentação em Turismo (NPDTUR) realiza a mais uma mostra Turismo, Cinema e Pipoca. Na ocasião será exibido o filme “O que você faria?”. A mostra será realizada no Anfiteatro do Curso de Comunicação Social da UFMA, a partir das 15h. A entrada custa apenas R$2.00.
.
Sinopse – o filme conta a trajetória de sete executivos que disputam uma vaga numa empresa em Madri (Espanha). No mesmo dia, uma reunião do G-8 faz com que as ruas da capital espanhola sejam ocupadas por violentos manifestantes. Mesmo assim, os candidatos participam da seleção, cujas provas são elaboradas baseadas num chamado Método Grönholm. Fechados numa sala, os candidatos têm de descobrir quem é o agente da empresa infiltrado entre eles, entre outras provações.

Saiba mais!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

CCJ da Câmara aprova volta do diploma de jornalismo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta quarta-feira (11) a proposta de emenda à Constituição que retoma a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. A PEC dos Jornalistas, como ficou conhecida, foi considerada como uma proposta que não fere os princípios constitucionais. A matéria segue agora para uma comissão especial, que ainda será criada, e precisa ser apreciada também pelo plenário da Câmara, antes de seguir para o Senado.
.
“Essa votação na CCJ foi muito importante, porque abrimos o caminho para a aprovação do mérito na comissão especial e no plenário. Essa aprovação é uma grande vitória da reação da sociedade brasileira, que conseguiu passar pela barreira mais difícil, que é o debate da constitucionalidade. Até agora, os argumentos dos contrários à necessidade do diploma são interpretações da Constituição”, comemorou o autor da PEC, deputado Paulo Pimenta (PT-RS).
.
A obrigatoriedade do diploma para exercer o jornalismo foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em julho deste ano. Por oito votos a um, a Corte Suprema entendeu que não seria necessária a exigência de curso superior específico para a prática do jornalismo. Em seu voto, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, defendeu que a obrigatoriedade do diploma fere a liberdade de expressão assegurada pela Constituição.
.
“A PEC tem uma característica interessante: é a primeira proposta de emenda à Constituição aprovada sem nunca ter sido amplamente divulgada pela imprensa, em função de que os grandes veículos de comunicação a ignoraram. Foi pela mídia alternativa e por sites de política que esse debate ocorreu. Esse processo precisa ser intensificado”, concluiu Pimenta.
.
Antes da votação, alguns parlamentares se posicionaram contra a PEC. O vice-líder do PSC, Regis de Oliveira (SP), considerou "insanidade" a aprovação de uma proposta de emenda à Constituição para tratar do assunto. “Estamos fazendo um verdadeiro jogo de insanidade em criar um PEC para admitir o diploma”, disse Regis. O parlamentar votou a favor da constitucionalidade da proposta.
.

Saiba mais!

Desrespeito aos passageiros causa tumulto em terminal de São Luis

Depois de esperarem mais de 3 horas por um ônibus da linha Terminais BR-135, na noite da ultima terça-feira (10), passageiros indignados decidiram fazer uma manifestação pacifica no Terminal de Integração Vinhais/ Cohama.
.
Segundo informou um sargento do 8° Batalhão da Polícia da Comunidade, o motivo para a demora dos ônibus da linha BR –135 foi um acidente nas proximidades do Terminal de Integração do bairro do São Cristovão, o que impossibilitou o tráfego na região por algumas horas. “Logo que chegamos ao terminal da Cohama para conter os passageiros, avisamos do motivo do problema e que já estava sendo solucionado”, disse o militar.
.
Os passageiros que bloquearam a saída do terminal alegaram que o protesto era pacífico até quando os policiais detiveram um dos manifestantes. Depois disso, os outros passageiros se revoltaram e atiraram pedras em dois ônibus mais próximos, um que fazia linha para o bairro Santa Rosa e o outro para o Parque Vitória.
.
O estudante Bruno Michel, que estava no coletivo depredado, disse que quando começou a confusão as pessoas que se encontravam dentro do ônibus não sabiam o que estava acontecendo. “Todos os passageiros começaram a descer e a se proteger. Quando o ônibus já estava vazio, os manifestantes iniciaram a depredação”, contou.
.
Desrespeito – De acordo com os passageiros, não é a primeira vez que ocorre atraso da linha BR –135. Eles denunciam que os motoristas excedem o tempo limite de 15 minutos de descanso no terminal, provocando mais atraso e o aumento da fila de espera. Perguntados sobre o assunto Diretores da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) se negaram a prestar esclarecimentos sobre o incidente e as denúncias dos passageiros.

Saiba mais!

Programação do I Som na Cuca

O Circuito Universitário de Cultura e Arte - Cuca “Mestre Vieira”, em parceria com o Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão (DAC - UFMA), divulgou na manhã da ultima segunda-feira (09), a lista dos 16 selecionados para a semifinal do I Som na CUCA. A semifinal acontece na próxima quinta-feira (19), a partir das 17h30, na área em frente ao CEB-Velho (prédio da Biblioteca Central), e irá selecionar 10 finalistas, que se apresentarão na sexta-feira (20), no mesmo horário e local. As premiações são: 1º lugar R$ 2.000 e troféu; 2º Lugar: R$ 1.000,00 e troféu; 3º Lugar: R$ 500,00 e troféu; 4º Lugar (Melhor Intérprete): R$ 500,00 e troféu.
.
Composto por sete pessoas, dentre professores do curso de Comunicação Social e Música da UFMA, jornalistas e músicos, o júri técnico vai premiar as três melhores músicas do festival e o melhor intérprete.
Ao todo, o Festival Universitário de Música contou com 86 inscritos. Confira a lista completa de selecionados neste link.
.
Programação do I Som na CUCA
.
QUINTA-FEIRA (19/11)
.
Local: Em frente ao CEB-Velho Horário: 17h30 - Grupo AFRODITES - Apresentação dos 16 semifinalistas - Show “A vida é uma festa”
.
SEXTA-FEIRA (20/11)
.
Local: Em frente ao CEB-Velho Horário: 17h30 - Maratuque Upaon-Açu - Apresentação dos 10 finalistas - Tributo a Raul com Wilson Zara - Cerimônia de Premiação - Show da banda de Pop/Rock Sobrado 112 (Rio de Janeiro)

Saiba mais!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Inscrições abertas para curso de cinema grátis

Já estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso de cinema gratuito promovido pelo Projeto Maranhão na Tela. O curso oferecido tem como tema “Teoria e História do Cinema”, e será ministrado pelo o professor Tadeu Capistrano. A inscrição pode ser feita através deste [link].
.
O Curso – O objetivo do curso é estudar as transformações da imagem cinematográfica a partir de uma análise de seus respectivos dispositivos, formações históricas e contextos socioculturais. O eixo do curso está na ênfase do cinema como uma mídia moderna, sempre em obsolescência na busca da sua própria ultrapassagem, procurando um “realismo integral” ou se aprimorando continuamente para alcançar uma “representação total da realidade”, como preconizou André Bazin em seu famoso ensaio O mito do cinema total. No entanto, se o famoso teórico do cinema proclamou, no final dos anos 1940, que o “verdadeiro” cinema ainda não tinha sido inventado, Jean-Luc Godard declarou, em 1998, no seu História(s) do(s) Cinema(s), que o cinema foi uma invenção do século XIX concretizada no século XX.

Saiba mais!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

5° Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística

Estão abertas as inscrições para o V Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística. Como nas edições anteriores, o tema do concurso é: "Imprensa e sociedade aliadas no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes". Podem se inscrever repórteres, editores e chefes de reportagem de diferentes tipos de veículos (impresso, rádio, televisão, web e veículos comunitários ou alternativos), além de estudantes e professores de cursos de comunicação. O projeto seleciona as melhores propostas de reportagem sobre o problema da violência sexual contra crianças e adolescentes, e oferece um apoio técnico e financeiro para sua realização que podem chegar a R$16 mil. Ao final, os participantes recebem também um prêmio de R$ 3 mil.

O Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística é uma homenagem ao jornalista Tim Lopes, que foi assassinado por traficantes de drogas enquanto investigava casos de exploração sexual de adolescentes, em uma favela do Rio de Janeiro.

Conheça os vencedores anteriores e saiba como participar em: www.andi.org.br/timlopes

Saiba mais!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Não Perca! Hoje tem Sessões para o nada no Odylo

Sessões Para O Nada – É um projeto musical que tem como princípio de existência a divulgação de bandas maranhenses que produzem som original. Surgiu da necessidade de escoamento das produções autorais da bandas que participam do cenário musical de São Luis. Apesar de todas as dificuldades referentes a produção do evento (equipamento de som, principalmente), o projeto tem a pretensão de ser realizado duas vezes nos meses - com um espaço de 15 dias entre um evento e o outro – que restam no ano de 2009 e ao longo de todo o ano de 2010.
.
As apresentações têm horários fixos para começar e terminar – das 19h às 21h30-, sendo reservado a cada banda 40 min, e tendo apresentação de três bandas em cada edição. As bandas de hoje são Kamicaos, Marybondos e Pedra Polida.

Saiba mais!

Alê Muniz e Luciana Simões lançam novo álbum na Nauro Machado

Repleto de canções inéditas e recheado de cenas e musicais do cinema. Assim é o mais novo CD da dupla Luciana Simões e Alê Muniz, intitulado Cine Tropical. Os shows de lançamento do cd estão marcados para hoje (6), na Praça Nauro Machado (Praia Grande), e amanhã (7), na Toca do Trovão, no Araçagy. O álbum faz parte do Projeto Pixinguinha, da Funarte.
.
O show de hoje, da Praça Nauro Machado, será aberto ao público e o do Araçagi terá ingressos a preço popular.
.
O Álbum – Cine Tropical é composto de 14 faixas e foi produzido com parceria do engenheiro de som Evaldo Luna. As gravações foram iniciadas em São Luis, com os músicos João Paulo, Gerson da Conceição, Jayr Torres, Oliveira Neto, Luis Cláudio e Marcos Cliff. Mas a finalização foi em São Paulo, no estúdio Saravá (de Zeca Baleiro), com participações especiais em algumas faixas: o guitarrista Tuco Marcondes nas faixas Cine Tropical e Barbarella; o baixista Fernando Nunes dirigiu e produziu Namoradinho Refém e Vacinado; o trompetista João Lenhare nas faixas Revanche e Louquinho; o trompetista Hombre em São Luis-Havana e Eu vi Maré Encher; e René Parise na faixa Louquinho. Entre as participações especiais também estão o saxofinista Célio Muniz, na faixa Cine Tropical, e o poeta Celso Borges, que compôs São Luis-Havana em parceria com a dupla.

Saiba mais!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Hoje tem cinema de GRAÇA no Museu

Será exibido, hoje, às 19h, no auditório do Museu Histórico Artístico e Cultural do Maranhão (MHAM), o filme O Inquilino, do diretor polonês Roman Polanski. A sessão é aberta ao público. O filme faz parte do Projeto Cinema no Museu, organizado pelo Cineclube Casarão 337 em parceria com o MHAM, que exibirá vídeos e filmes, toda primeira quarta do mês, com entrada franca.
.
Sinopse – O filme conta a história de Trelkovsky (Polanski), um polonês que vive na França e aluga um apartamento. Com o passar do tempo, ele começa a desconfiar que está sendo vítima de uma conspiração e que seus estranhos vizinhos tentam levá-lo ao suicídio, como fizeram com a antiga locatária, a bela e jovem Stella (Isabelle Adjani).
.
Serviço
.
Projeto Cinema no Museu
Filme O Inquilino (Le Locataire – França), de Roman Polanski
Quando: hoje, 4, às 19h
Local: Museu Histórico e Artístico do Maranhão – MHAM (Rua do Sol–Centro)
Promoção: MHAM e Cineclube Casarão 337
Entrada franca

Saiba mais!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Maranhão na Tela promove mais um curso de cinema de graça

O Projeto Maranhão na Tela promoverá mais uma edição do curso de cinema gratuito, entre os dias 16 e 20 de novembro de 2009. Ao todo, serão oferecidas 200 vagas para o curso de "Teoria e História do Cinema", com o professor Tadeu Capistrano. O curso será realizado no Anfiteatro do Jornal O Imparcial, com carga horária de 20 horas/aula. As inscrições poderão ser realizadas através do site do Maranhão na Tela a partir do dia 10 de novembro.
.
O curso tem por objetivo estudar as transformações da imagem cinematográfica a partir de uma análise de seus respectivos dispositivos, formações históricas e contextos socioculturais:
.
Tadeu Capistrano – É professor do departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ), onde leciona teoria da imagem e desenvolve pesquisas em campos afins, tais como fotografia, cinema, vídeo e realidade virtual.Doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), realizou tese sobre cinema, tecnologia e percepção com o apoio da CAPES e da Columbia University, onde foi visiting scholar durante o ano de 2006. É mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também se bacharelou em Cinema, após concluir licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Recentemente organizou o “Colóquio Internacional Cinema, Tecnologia e Percepção: novos diálogos” e foi curador das mostras “À pele da película” e “O cinema em carne viva: os filmes de David Cronenberg”.

Saiba mais!

Lançamento!


Saiba mais!

domingo, 1 de novembro de 2009

São Luis ganhará mais um centro de consumo

Previsto para ser entregue em meados de 2011 o Shopping da Ilha será o maior shopping do Maranhão. Com números exorbitantes, o empreendimento da Construtora cearense Sá Cavalcanti será o novo templo de consumo da capital. Com investimentos orçados em R$ 252 milhões, o novo shopping será o maior centro de compras do Estado e será construído no principal eixo viário de São Luís: Avenida Daniel de La Touche.
.
Números4 pisos, 78 mil metros quadrados de construção, 38 mil metros quadrados de área bruta locável, 8 megalojas, 281 lojas satélites, complexo de cinemas com oito salas em formato stadium, parque de diversões com jogos eletrônicos, 2.000 vagas de estacionamento coberto e descoberto e um centro empresarial com 400 salas comerciais.
.
O São Luis shopping que se cuide, pois pelos números o novo conglomerado vem para colocar o atual “Paraíba Shopping” no bolso. Mas o que ainda não consigo entender é como a “senhorinha” que recebe 15% de todo o aluguel do São Luis shopping deixou esse investimento vir para cá. Ai tem coisa!

Saiba mais!

Lançamento do livro Honoráveis Bandidos em São Luís.

No próximo dia 04 de novembro, às 19h, o Sindicato dos Bancários do Maranhão será palco do lançamento do livroHonoráveis Bandidos – Um retrato do Brasil na era Sarney”, do jornalista paraense Palmério Doria. O livro escancara as portas da trajetória “secreta” do atual presidente do Senado, José Sarney.
.
Em nota, a Geração Editorial, editora Paulista que publicou o livro, esclarece que o livro nada mais é do que; “Toda a história secreta do surgimento, enriquecimento e tomada do poder regional pela família Sarney, no Maranhão, e o controle quase total, do Senado, pelo patriarca que virou presidente da República por acidente, transformou o Maranhão no quintal de sua casa e beneficiou amigos e parentes”.
.
Ou seja, pela primeira vez, um jornalista, teve a audácia de investigar a fundo e reconstruir toda a extraordinária vida do ex-governador do nosso estado, ex-presidente “por acaso” do nosso país, dono do maior conglomerado de mídia do Maranhão, dono de uma ilha [..], e atual senador - por acidente – do Amapá.
.
Todas as suas tramóias, seus negócios, seus amigos, seus correligionários foram minuciosamente investigados e criaram a riqueza de detalhes e revelações surpreendentes que se encontram no livro.
.
É a primeira vez que os maranhenses vão poder entender como em quarenta anos a família Sarney destruiu o Maranhão tornando-o o quintal do Brasil, centralizou o poder em suas mãos e fez do Patriarca da família um dos maiores nomes da política atual.
.
Seguindo a mesma linha de “Memórias das trevas" – que narra à trajetória da vida do senador Antonio Carlos Magalhães, do jornalista João Carlos Teixeira Gomes, Honoráveis Bandidos tem tudo para se tornar um Best Seeler. Pois, já é considerado o livro mais polêmico dos últimos anos.
.
Em apenas 208 páginas Palmério conseguiu, minuciosamente contar toda a “estória” secreta do surgimento, enriquecimento e tomada de poder do Maranhão pela Família Sarney.
.
Vale ressaltar que o jornalista também escreveu o livro “A candidata que virou picolé” (2002), sobre a escandalosa retirada da candidatura de Roseana Sarney da corrida sucessória de Fernando Henrique Cardoso motivada pela apreensão pela Polícia Federal de R$ 1.340.000,00 nos cofres da empresa Lunus, de propriedade de Roseana e seu marido Jorge Murad, em março de 2002.

Saiba mais!

Caetano Veloso em São Luis

O cantor e compositor Caetano Veloso se apresenta no dia 14 de Novembro em São Luis do Maranhão. No site do cantor, o show já está confirmado [site], mas com lugar a definir. Segundo informações secundárias [site do kamaleão] o show será no Multi Center SEBRAE. O espetáculo será no mesmo dia do Show do Skank – Lagoa da Jansen –. E de uma coisa eu sei, a organização não é do Marafolia – Central de eventos –. A iniciativa desta Produção que ainda não se apresentou é louvável. Parabéns.

Saiba mais!

Cineclube Casarão convida realizadores de vídeos para mostra

Se você produz vídeos (documentário ou ficção) e tem interesse em exibi-los na Semana do Audiovisual da UFMA, o Cineclube Casarão Universitário está fazendo a seleção para uma Mostra especial. A Semana do Audiovisual vai acontecer entre os dias 23 e 27 de novembro.
.
Serão sete dias de palestras, oficinas e mostras (uma delas só para os vídeos universitários). A expectativa da organização é de trazer a premiada cineasta Eliane Caffé (de "Narradores de Javé") para debater seus filmes e fazer a pré-estréia de um novo longa-metragem.
.
A organização do evento estará recebendo DVDs com vídeos dos interessados em participar da Mostra dos universitários ATÉ O DIA 6 DE NOVEMBRO. Depois disso, o material será selecionado para exibição no evento. Os realizadores podem entrar em contato pelos telefones 8135-0264 (Jorge Martins) e 8828-6807 (Milton Martins) para maiores informações.

Saiba mais!

Em cartaz! Estamos bem mesmo sem você

Está em cartaz no Cine Praia Grande o drama Estamos bem mesmo sem você. O filme, que estreou nesta sexta-feira (30), ficará em cartaz até o dia 12 de novembro.
.
Sinopse – Abandonado pela mãe e pela esposa Stefania (Barbora Bobulova), Renato (Kim Rossi Stuart) e seu casal de filhos formam uma família unida. Tommy (Alessandro Morace), de 11 anos, vive sua rotina, apesar das eventuais brigas com sua irmã Viola (Marta Nobili) e do temperamento duro e disciplinador do pai. Um dia, porém, Stefania volta para casa e sua presença desequilibra aquela união. De 30 de Outubro a 12 de Novembro em cartaz no Cine Praia Grande.
.
Premiações – Premiado em Cannes em 2006 pela Confederação Internacional dos Cinemas de Arte e vencedor do Donatello (o Oscar italiano) como melhor direção estreante.
.
[Critica do filme]
Sessões: 16h, 18h e 20h
Ingressos: R$ 8,00 (meia para estudantes)

Saiba mais!