quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O curinga da saúde

"Nós temos milhares de embriões já congelados nas clínicas de fertilização que não serão utilizados para mais nada, porque não servem mais para fertilização, mas servem para fazer trabalhos com células-tronco. A questão é jogar no lixo ou permitir que os cientistas usem isso para aliviar o sofrimento humano”.
.
Drauzio Varella
.
Várias polêmicas estão sendo geradas por volta das pesquisas com células tronco embrionárias, já que a partir destas pesquisas os embriões humanos são destruídos para se tornarem células tronco. Com isso, diversos segmentos da sociedade mundial têm se manifestado contra estes estudos, geralmente grupos religiosos engajados na luta anti-aborto que não aceitam esta destruição.
.
A meu ver, o ponto que tem que ser colocado em foco é a questão da utilização destes embriões. É fato que os embriões utilizados nestas pesquisas, são embriões que foram feitos em fertilização in vitro (consiste em uma reprodução assistida) que muitas vezes geram de cinco a seis embriões, que cujos responsáveis utilizam geralmente dois desses embriões e o os outros ficam esquecidos. Ou seja, em quase 100% dos casos se tornam descartáveis, com isso o risco destes embriões se tornarem propriamente humanos é quase nulo.
.
Deveria ser discutido –primordialmente- o que fazer com embriões que não vão se tornar pessoas. Embriões que simplesmente foram esquecidos, que não á interesse pelos “pais biológicos” de ovular estes embriões, e que de certa forma podem ser jogados no lixo, e serem privados de salvar centenas de outras vidas.
.
Tendo em vista que as células tronco embrionárias podem se tornar qualquer tecido no nosso corpo, o que ajudaria a melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas, entendo que o importante é termos em mente que não estamos privando pessoas de nascer, e sim estamos a partir do conhecimento e tecnologia da ciência nos aprimorando em estudos que podem melhorar e até salvar vidas.

0 opiniões: