segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Exibição do filme Cidadão Kane na UFMA

Nesta terça-feira (17), será exibido, a partir das 19h, o filme Cidadão Kane, a sessão será no espaço ao lado do Auditório B do Centro de Ciências Humanas da UFMA. Entrada franca.
.
Sinopse - Cidadão Kane é supostamente baseado na vida do magnata do jornalismo William Randolph Hearst, e conta a história de Charles Foster Kane, um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo. O filme inicia com a sua morte, quando se pronuncia a palavra Rosebud, que acaba levando um jornalista a investigar a vida de Kane para descobrir o sentido da palavra. Entrevistando pessoas do passado de Kane, o jornalista mergulha na vida de um homem solitário, que desde a infância é obrigado a seguir a vontade alheia. Ninguém ao seu redor importa-se com Kane, que busca por meio da aquisição de bens e pessoas encontrar a infância perdida.
.
Versão brasileira – Em 1993 saiu o documentário televisivo britânico de Simon Hartog, Muito Alem do Cidadão Kane. Produzido por uma rede televisiva pública do Reino Unido, o filme mostra as relações e influências sombrias no poder do Brasil. A obra detalha a posição da Rede Globo na sociedade brasileira, debatendo a influência do grupo, seu poder e suas relações políticas manipuladoras e formadora de opinião.O ex-presidente e fundador da Globo Roberto Marinho foi o principal alvo das críticas do documentário, sendo comparado a Charles Foster Kane, personagem do filme Cidadão Kane. Segundo o documentário, a Globo emprega a mesma manipulação grosseira de notícias para influenciar a opinião pública como fazia Kane no filme. O documentário foi proibido no Brasil desde o seu lançamento, mas é encontrado em alguns sites, aqui no blog temos uma versão para download. A Rede Record comprou os direitos de transmissão exclusiva por U$$20 mil dólares.
.

0 opiniões: