sábado, 14 de março de 2009

Exposição Nhozinho – imensas miudezas

[Nhozinho - imensas miudezas, o livro. Capa. Reprodução]

Desde ontem (13), São Luís está sendo palco da exposição Nhozinho – imensas miudezas, quando também será lançado o livro homônimo bilíngue, sobre a vida e a obra deste imenso artista maranhense que de miúdo tinha apenas o apelido.

Depois do sucesso no Rio de Janeiro, onde recebeu mais de cinco mil visitantes, na Galeria Mestre Vitalino do Museu do Folclore Edison Carneiro, a exposição Nhozinho – imensas miudezas chega à São Luís e terá como palco a Galeria do Cofo na casa que leva o nome do artista, localizada na Rua Portugal, 185, Praia Grande (com acesso também pela Rua de Nazaré 2-A, no mesmo bairro).

Antonio Bruno Pinto Nogueira, o Nhozinho (1904-1974), é um dos maiores expoentes da cultura popular maranhense, essa sua principal fonte de inspiração, tão belo, delicado e detalhista o trabalho que o artista, natural de Bacuripanã, Cururupu/MA, criou.

Além da abertura da exposição, que fica em cartaz até o dia 14 de abril (das 9h às 18h), aconteceu ontem (13) o lançamento do livro Nhozinho – imensas miudezas (2007), edição bilíngue sobre a vida e obra do artista.

Nhozinho – A itinerância da exposição Nhozinho – imensas miudezas pretende ser também um incentivo a pessoas com deficiência, além de uma ação de inclusão social. Hoje notável por suas esculturas, o artista maranhense teve que vencer, desde os 12 anos de idade, limitações e deformações causadas por uma doença congênita. Chegou, ele mesmo, a fabricar um carro de madeira para facilitar a sua locomoção. Nhozinho começou a serrar madeira e a fazer o carro que o levaria a passear e brincar (já com trinta e quatro anos) pelo Ribeirão e pela Praia do Caju.

A exposição – Toda composta por peças originais do artista, a exposição tem aproximadamente cem obras, dos acervos da Casa de Nhozinho e das famílias Alcântara, Dino e Zelinda Lima. As diversas fases de sua produção estão contempladas e Nhozinho – imensas miudezas traz também antigas fotografias de apresentações do bumba-meu-boi e da região de Cururupu – para onde as produtoras ainda sonham em levar a exposição um dia –, objetos originais da manifestação popular (como indumentárias diversas e instrumentos musicais, além do próprio boi, é claro) e um documentário com depoimentos de familiares e amigos de Nhozinho, brincantes e organizadores de grupos – sobretudo o de sotaque costa-de-mão, característico da região onde o artista nasceu –, artesãos, estudiosos e especialistas.

O livro – Luxuosa edição bilíngüe (português/inglês), Nhozinho – imensas miudezas traz, ilustrando os artigos que o compõem, diversas fotografias de peças criadas pelo artista-artesão – com toda a redundância que possa residir aqui – além de fotografias dele em várias fases da vida. Repetem-se na obra, os acervos da exposição, clicados pelos fotógrafos Marcelo Rangel, Paulo Rodrigues e Wilton Montenegro.

Leia mais sobre a exposição e o livro Nhozinho – imensas miudezas no site.

http://www.nhozinho.art.br

O quê: Exposição Nhozinho – imensas miudezas

Quando: 14/03 a 14/04 (das 9h às 18h)

Onde: Casa de Nhozinho, Rua Portugal, 185, Praia Grande

Quanto: Entrada Franca

0 opiniões: