terça-feira, 15 de setembro de 2009

Lula quer tornar seus projetos sociais em políticas públicas

Esperteza ou não, Lula soube jogar nesta terça-feira. Deixou os adversários de mãos atadas, pois com esta cartada demonstrou eficiência na campanha 2010 e deixou os opositores com o dilema, apóiam ou não este projeto? Uma tremenda faca de dois gumes. Não apoiando à iniciativa do presidente a base contrária comete um pecado capital, e Lula poderá usar isso na propaganda de Dilma afirmando que o lado negro da força não está nem ai para a pobreza. Se aceitarem, Lula sai rindo a toa, afinal balançou o jogo com um tremendo gol de letra.

2 opiniões:

Daniel Fernandes disse...

Nada mais previsível para o governo Lula do que transformar projetos sociais em marketing. Projetos sociais são motivos para marketing? Sim, afinal quem faz tem que divulgar que faz. O que nunca me agradou, e é uma coisa extremamente gritante no governo Lula é o tom que ele usa quando fala desses projetos sociais. Ele sempre usa aquele discurso de "nunca antes na história desse país" como se antes dele o Brasil fosse um caos, e por causa dele o Brasil esteja nas nuvens. Errado. O que acontece no Brasil hoje é fruto de investimentos e programas implantados há muito tempo, muito antes da Ditadura. O que hoje dá certo no Brasil é um fenômeno semelhante ao chamado "efeito borboleta", ou seja: uma decisão nos anos 60 em, por exemplo, optar por mais universidades ou mais escolas técnicas hoje trás os frutos de termos excelentes profissionais no mercado internacional ou não. Esse exemplo não é obra do presidente Lula, mas ele, muito esperto, diz que é. E é esse discurso que conquista as massas menos alfabetizadas: ele realmente convence que é o grande messias da governabilidade brasileira. Lula tem seus méritos, e em alguns pontos esses méritos não são fracos. Mas ele mais continuou o que já vinha sendo feito do que mudou os rumos da coisa. Onde eu quero chegar é: cabe à oposição informar tudo isso ao povo. Cabe a ela chegar e dizer "Lula não fez mais do que sua obrigação". Ele não pode se vangloriar tanto por isso como o faz, dizendo coisas tipo "ah, eu emprestei bilhões pro FMI". O chato é que é difícil fazer essa versão colar na cabeça de quem não está disposto a pensar. Nem a ouvir.

Anônimo disse...

Verdade!Concordo em alguns pontos; No entanto, outros presidentes poderiam ter feito tudo isso que ele fez e se vangloriar,mas por que não fizeram?Mesmo que fosse para tirar proveito público da situação.O que as pessoas não entendem é que de fato ele precisa estar lembrando o que foi feito.O brasileiro tem a memória fraca!