sábado, 19 de setembro de 2009

Lula prevê Brasil como a 5ª economia do mundo em 10 anos

Lula discursou durante o lançamento de obras no Rio Grande do Sul.
.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (18) que o Brasil poderá se tornar a quinta maior economia do mundo, nos próximos 15 anos, se tiver mais pobres na classe média e mais estudantes nas faculdades.
.
Para o presidente, mais importante do que vender petróleo no século XXI, será exportar conhecimento. "Daqui a 10 anos ou 15 anos, este país deverá ser a quarta economia, a terceira economia ou se a gente não der sorte pode ser a quinta economia”.
.
“O Brasil será mais fortemente a quinta economia se a gente tiver mais pobres na classe média, se tiver mais gente na universidade, se tiver mais gente fazendo curso técnico e se a gente tiver melhorado definitivamente a qualidade do ensino nesse país", afirmou Lula.
.
Minha opinião
.
É fato que nossa economia tem crescido –e muito- nos últimos anos. Nos tornamos uma das maiores economias, por conta do nosso consumo. Segundo alguns especialistas já estamos em 10º lugar nas maiores economias do mundo. Hoje, somos a quarta maior democracia do mundo o que ajuda a alavancar este livre comércio-economia. Estudos indicam que tivemos um PIB (produto Interno Bruto) de 2 trilhões de dólares em 2008, ou seja, Lula não está blefando. Temos potencialidades, estamos ganhando espaço no poder de compra e venda, e mesmo com a crise financeira dos últimos tempos, Lula afirmou que a crise no Brasil seria uma Marola, ele estava certo, foi. Muitos necessitados do Brasil saíram da linha da miséria, o juros continuaram estáveis e várias pessoas não sentiram o agravamento da crise que afundou vários países. Parece que estamos no caminho certo. E começo a sonhar com esta -a priori- utopia.

0 opiniões: