quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Hoje é dia mundial da Fotografia

Foi a 19 de Agosto de 1839 que se apresentou publicamente, em França, o instrumento que viria a revolucionar o mundo da imagem, o daguerreótipo. A caixinha escura que conseguia captar a realidade, inventada por Louis Jacques Daguerre, logo despertou a curiosidade de um mundo que até então conhecia apenas a pintura.
Graças ao avanço da tecnologia, a fotografia (analógica e digital) está hoje cada vez mais presente na sociedade e, apesar de muitos acreditarem inicialmente que ela iria substituir a pintura, a fotografia afirmou-se como uma forma de arte independente e em constante sofisticação.
A primeira fotografia do mundo – A primeira fotografia conseguida no mundo foi tirada no verão de 1826 na França, da janela da casa de Joseph Niepce, encontra-se preservada até hoje. Demorou 8 horas de exposição à luz solar em ambos os lados do edifício. No lado esquerdo da imagem é um sotão da casa da família de Niépce. No centro da imagem fica o telhado do celeiro. O edifício longo atrás dele é a casa de cozimento, com chaminé. No lado direito da imagem é uma outra parte da casa. Niepce chamou seu trabalho de “heliograph” em tributo ao poder do sol.

0 opiniões: