quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Gripe Suína. A barrigada da mídia brasileira?


Todos os dias cidadãos brasileiros são atacados por informações um tanto quanto suspeitas sobre o atual vírus Influenza H1N1, popularmente chamado de Gripe Suína. No dia 19 de julho de 2009 o Jornal Folha de São Paulo – o maior do país – publicou a seguinte matéria de capa: Gripe pode afetar até 35 milhões no Brasil em 2 meses. Hoje (11), A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que são 177.457 da nova gripe no mundo, com 1.462 mortes. Ou seja, matéria furada sem fundamento algum, apenas para alarmar a população brasileira.
.
Muito se discute sobre a gripe, mas poucos realmente sabem o que está por trás dessa paranóia toda em deixar nossa população completamente apavorada. Jornais, a todo instante, noticiam de maneira especulativa e completamente sensacionalista que milhares de casos estão aparecendo pelo Brasil. No mesmo jornal, no caderno Cotidiano o título seguia Gripe pode afetar até 67 milhões de brasileiros em oito semanas, ou seja, o que o jornal queria com essas duas afirmações. Algo político?
.
Estamos a um ano das eleições presidenciais, e uma crise dessas poderia afetar completamente um governo a ponto de fazer com que o pai dos pobres perdesse completamente o seu legado nas eleições. Quem iria gostar de lembrar que no governo de fulano aconteceu a epidemia Suína. Eu não sei não!

4 opiniões:

Frank Lima disse...

A Folha de S. Paulo no dia 25/07mostrou uma matéria mostrando que a gripe comum foi responsável por 6.324 mortes no ano passado, ou seja, 17 por dia. O jornal tabulou dados públicos do município de São Paulo, que inclui também as complicações da gripe – como pneumonias, bronquites e outras doenças do trato respiratório. No mesmo período, os óbitos por gripe comum – aquela que pegamos todos os anos – em todo o país foram de 70.142.

Frank Lima disse...

A malária mata entre 2 a 4 milhões de pessoas por ano no mundo, e ninguem fala nada.

Frank Lima disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

Frank Lima disse...

Este comentário foi removido pelo autor.