segunda-feira, 24 de agosto de 2009

30 de Agosto, o dia da criança segura.

Está chegando o dia da prevenção de acidentes com crianças, data instituída pela Ong Criança Segura para gerar alerta e ampliar a discussão sobre este tema tão importante que é a prevenção dos acidentes com crianças.
.
Para se ter uma ideia da gravidade do problema, acidentes, ou lesões não-intencionais, representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. No total, cerca de 6 mil crianças até 14 anos morrem e 140 mil são hospitalizadas anualmente segundo dados do Ministério da Saúde, configurando-se como uma séria questão de saúde pública.
.
Estimativas mostram que a cada morte, outras quatro crianças ficam com sequelas permanentes que irão gerar, provavelmente, consequências emocionais, sociais e financeiras a essa família e à sociedade. De acordo com o governo brasileiro, cerca de R$ 63 milhões são gastos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
.
Evitar ainda é o melhor remédio - Estudos realizados pela Ong Criança Segura demonstram que pelo menos 90% dessas lesões poderiam ser evitadas com atitudes de prevenção.
.
Para o pediatra Dr. Valdinar Sousa Ribeiro os pais devem ficar sempre atentos para todas as situações possíveis, principalmente com crianças da primeira infância (0 a 6 anos). “Locais como cozinha, escadas, banheiros e proximidades de janela são onde ocorrem os principais acidentes com essas crianças, que a todo o momento devem estar sendo policiadas pelos pais, principalmente nas férias”, afirma o pediatra.
.
A prevenção é a principal saída para a problemática dos acidentes, mas esta ainda permanece como um desafio e não é encarada como prioridade no país. Muitas vezes é necessário que os problemas apareçam para só depois se rever os prejuízos. Além disso, o acidente nem sempre é notificado e tratado como tal, gerando ainda mais obstáculos na busca de soluções.
.
O perigo pode estar dentro de casa – As quedas representam a principal causa de hospitalização por acidentes com crianças de até 14 anos no Brasil. Segundo dados do DATASUS/Ministério da Saúde, em 2006, mais de 73 mil crianças foram internadas vítimas deste tipo de acidente. Na maior parte das vezes, essas quedas acontecem durante as brincadeiras, quando a criança escala muros, árvores ou nos parquinhos do bairro e dos prédios. Mas esse acidente também pode ser fatal e por este motivo, a atenção deve ser redobrada.
.
Cuidado nas alturas – De um total de 315 mortes de crianças de até 14 anos por quedas, 57 caíram para fora de edifícios e outras estruturas. Mais da metade desse número (37) tinham entre 1 e 9 anos. Algumas medidas são essenciais para evitar que a criança fique exposta a este risco: instalar grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos; manter camas, armários e outros móveis longe das janelas, pois podem facilitar que a criança escale e se debruce e a supervisão constante dos adultos.

Dr. Valdinar Sousa atenta para dicas importantes que podem evitar tipos de quedas fatais, como escadas, lajes e barrancos. “É muito importante que as crianças devam brincar em locais seguros, escadas, sacadas e lajes não são lugares para brincar”, ressalta.

Educação dos pais é a principal arma para evitar acidentes com crianças. “A maioria dos acidentes podem ser evitados dependo do nível de educação dos pais. Com uma boa educação a tarefa de prevenir qualquer acidente em casa se torna rotineira e faz com que a criança tenha uma infância tranqüila”, conclui o pediatra.

0 opiniões: