domingo, 26 de julho de 2009

Da boca à bunda

Comentário sobre o Filme Nacional Estômago

Do interior do Ceará brota Raimundo Nonato, típico nordestino que foge para São Paulo em busca de algum emprego. Com a mala nas mãos, mas sem nem um puto no bolso Raimundo se depara com um buteco e pede duas coxinhas. Sem dinheiro para pagar é obrigado a limpar a cozinha, o que da início, então, a uma reviravolta na vida do sertanejo "ingênuo e ignorante, mas inteligente" como afirma o diretor do Longa, Marcos Jorge.

Com um viés curioso que chama a atenção do espectador que hora se depara com Raimundo fritando suas coxinhas hora o ver na cozinha de um presídio, cria-se uma dúvida com os embaraços que o protagonista se mete ao tentar se adaptar a vida em uma grande cidade.
Estrelado pelo ator baiano João Miguel (Cinema, Aspirinas e Urubus) e Fabiula Nascimento (estreante no cinema) o filme conta a história de ascensão e queda de um cozinheiro com dotes especiais. Do primeiro emprego – como o rapaz que frita coxinhas num boteco –, Nonato consegue pular para a cozinha de um restaurante italiano, onde aprende as manhas da profissão.
Quando se acha que o nordestino vai bem algo de terrível acontece e faz com que Nonato seja preso. Na cadeia, o agora gourmet (avançado conhecimento em culinária) tenta novamente uma escalada social a partir de sua habilidade na cozinha e faz com que seus embaraços demonstrem sua real esperteza e inteligência o que faz com que Nonato (alecrim na cadeia) se torne o figurão.
Inspirado no conto "Presos pelo Estômago", do livro "Pólvora, Gorgonzola e Alecrim", de Lusa Silvestre, o longa é a estréia do diretor Marcos Jorge em longas. "Sob a aparência de uma comédia, eu queria fazer um filme mais profundo", diz o diretor a respeito de "Estômago".
Esse caráter profundo exposto pelo diretor reside num ensaio sobre a natureza humana em relação ao poder metaforizado na digestão, que começa com o prazer do gosto e termina em excremento, o poder, em “Estômago”, decompõe “o humano”.
Prêmios – Ganhou 4 troféus Oscarito, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Babu Santana) e Melhor Roteiro Original, Ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator (João Miguel), no Festival de Punta del Este. Ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival do Uruguai. Ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator (João Miguel), na Semana Internacional de Cinema de Valladolid. Ganhou o troféu Redentor de Melhor Filme - Voto Popular, Melhor Diretor, Melhor Ator (João Miguel) e o Prêmio Especial do Júri (Babu Santana), no Festival do Rio 2007.
[Trailer oficial do filme]

3 opiniões:

Liliam Freitas disse...

Da boca à bunda é uma analogia ao percurso da comida no corpo?

Frank Lima disse...

exatamente cara Lilian.

o filme começa com a imagem da boca de Raimundo Nonato "protagonista da história" e termina com um closer em sua bunda. Ou seja, uma crítica "ao meu ver" do Diretor Marcos Jorge.

Tamara Maciel disse...

Assisti ao filme! Achei interessante, com um enredo hilário e ao mesmo tempo realista! Um homem humilde, aparentemente pacato, no fim das contas se torna um criminoso! "AN-GUS-TURA"! kKKKKKK!!!