sábado, 25 de julho de 2009

Blog de música democratiza o acesso a cultura maranhense

O blog http://musicamaranhense.blogspot.com/, há cinco meses no ar e com mais de 19 mil visitas ao longo do tempo se tornou um dos principais meios de difusão da cultura maranhense na blogosfera. O criador, Victor Cruz, afirma que decidiu criar o blog a partir da dificuldade do acesso a música regional no estado. “No Maranhão é muito difícil você ver um blog de música voltado apenas para as músicas da terra, até mesmo para baixar algo é complicado, pois o acesso é muito limitado e grandes nomes da nossa cultura são esquecidos, pensei sobre isso e surgiu a ideia de criar o blog”. Com álbuns que vão desde Lourival Tavares a Zeca Baleiro, o blog já soma mais de noventa títulos e seis mil downloads. “O álbum mais baixado até agora é o de João do Vale - A música brasileira deste século por seus autores e intérpretes, somente deste álbum já foram mais de 250 downloads, e isso é gratificante porque entendo que o povo que baixa sabe que ele foi o um dos maiores cantores maranhenses de todos os tempos”, declara o blogueiro.

Fã de Lenine e Erivaldo Gomes, Hugo percebeu a importância do seu trabalho quando teve todo o seu acervo musical perdido depois de um vírus em seu computador o que fez com que o estudante de história e apaixonado por basquete baixasse todo o acervo regional de seu blog.

Para a estudante Yasmim Araújo o blog é muito importante no cenário cultural. "Acho que é um site que possibilitou o acesso a músicas boas, mas que infelizmente são pouco valorizadas. O blog acaba colaborando com a divulgação dessas músicas e valorizando o cenário cultural maranhense".


Atualmente, os álbuns mais pedidos do blog são de João do Vale (recorde de downloads) e o do Mestre Antônio Vieira – falecido recentemente –.

Na capa do blog de hoje os internautas podem conferir o cd Comigo (2001) de Rita Ribeiro, mas basta descer a barra de rolagem que muitos outros aparecerão, depois é só clicar para baixar e apreciar uma boa música popular maranhense. E Victor alerta “amanhã tem Sotaque Maranhense na Arte de cozinhar, de Wellington Reis e José Ignácio pra galera”.

Outro link interessante de música maranhense é a comunidade MP3 - Musica Maranhense, no Orkut

Quem quiser contribuir com o blog, basta enviar um e-mail para: victorcruz182@hotmail.com

3 opiniões:

iaiá albuquerque disse...

boto fé.
victor tá famosooo :D
e vida longa ao músicamaranhense.
nayra

Anônimo disse...

Eu pude comprovar, visitando o blog de musicas maranhense, a importancia de um espaço direcionado a este seguimento que é a musicalidade maranhense. Aos apaixonados pela musica regional, uma oportunidade de encontrar o que procura em relação a Cds e musica de excelente qualidade, aos curiosos e interressados na cultura maranhense, uma oportunidade de conhecer um lado poetico musicalizado do Brasil, que é a musica maranhense. Visitei e recomendo. Parabéns aos dois blogs por darem visibilidade a nossa cultura

Liliam Freitas disse...

Massa a iniciativa do Victor e a sua de divulgar, ele tb está no meu blog