segunda-feira, 29 de junho de 2009

A decisão fajuta do Supremo

Diploma de Jornalismo no Brasil – Oito votos a um. Esse foi o placar humilhante que os jornalistas brasileiros sofreram dia 17 de junho, um dia que vai ficar marcado por muitos como o atentado a seriedade de fazer notícia no país.

São Luis – Na capital, pouco se foi feito para mudar este quadro, enquanto, em muitas outras cidades, milhares de estudantes e jornalistas foram às ruas mostrar para a população o erro que o Supremo cometeu, aqui ficamos estarrecidos, paralisados com tal decisão.

Na UFMA – Na semana passada, algumas pessoas decidiram discutir o assunto no anfiteatro de comunicação. Muito se falou, professores novos da UFMA falaram, discursaram de maneira linda, alguns alunos pensaram em uma conferência de comunicação para se discutir o problema. Em geral, muitos presentes deram ideias mirabolantes para que se fosse feito algo. Mas ao final de tudo o que se percebeu foi que muito se fala e nada se faz, e assim vamos continuando com o jornalismo amador do nosso estado, onde nunca se precisou de um diploma de jornalismo para exercer essa profissão.

A ideia por traz da decisão fajuta – Como se tem percebido, ao longo dos anos, principalmente no governo Lula, a – imprensa-mídia-jornalismo – tem escancarado as portas do Congresso Nacional com denúncias de irregularidades cometidas por centenas de políticos corruptos. Com a imprensa, se descobriu o mensalão. Com ela em cima, várias CPIs tem sido abertas o que fez – quando não deu em pizza – com que vários políticos da banda podre tenham se sujado e algumas vezes renunciado aos seus respectivos cargos. Agora foi a hora desses mesmos políticos cansados dessa invasão de privacidade tomar uma decisão, afinal no Brasil o povo tem que ser apenas a plateia de um grande espetáculo grotesco chamado Brasília, e a imprensa tem atrapalhado esse circo.

1 opiniões:

Jôice Borges disse...

É realmente uma vergonha para o Brasil estar com a credibilidade de suas notícias abalada devido a não obrigatoriedade do diploma de jornalista. E envergonha mais ainda saber que aqui em São Luís nada é feito, justamente porque a maioria dos que estão fazendo as notícias não tem o, não mais exigido, diploma. Tem uns que nem diploma em curso algum tem. E os que tem ficam nesse estado anestésico, sem saber o que fazer e nem pra onde ir. Onde está o sindicato dos jornalistas uma hora dessas? Creio que morto!