segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

São Luis sem água e Caema sem vergonha


Há 26 anos São Luís recebe água do Sistema de Captação e Tratamento de Água do Italuís, de lá para cá muitos governos tem passado pela prefeitura, mas nenhuma preocupação com a grande problemática do abastecimento de água em nossa capital tem sido resolvida.

Hoje, somos mais de um milhão de habitantes que sugam as águas da bacia do Rio Itapecuru, e há pouco mais de onze dias temos enfrentados sérios problemas em mais de 170 bairros da capital em decorrência da quebra de uma bomba do sistema Italuís, na BR-135.

Segundo informações da Caema, [a empresa que deveria fazer um serviço em prol de um real abastecimento de água em nossa capital], não há previsão para resolução do problema, porque as peças quebradas precisam ser trazidas de outro país.

Segundo nota divulgada em alguns meios de comunicação, a Caema, afirmou que o reabastecimento só será normalizado em 60 dias, e enquanto isso a população terá que se acostumar com a falta permanente de água nos principais bairros da grande São Luis.

Para amenizar a situação a assessoria de imprensa da empresa declarou que alguns poços das estações de tratamento do Sacavém e Paciência estão sendo reativados para amenizar o problema no fornecimento, mas a reativação destes poços não será suficiente para resolver a situação por completo.

Segundo o presidente da Caema, José Augusto Teles, a Caema não tem condições de repor as bombas quebradas, pelo fato delas serem fabricadas por encomenda, mas que esforços estão sendo feitos para recompor o sistema de abastecimento da capital.

Concluindo, vamos ficar mais de 60 dias sem água, esperando por investimentos que existem para que isso não aconteça, e que não são usados como uma política de prevenção.

Se realmente esforços estivessem sido feitos ou sendo feitos [como afirma o pseudo-presidente da Caema], para um bom abastecimento de água na capital, não estaríamos enfrentando este grave problema.


1 opiniões:

Liliam Freitas disse...

Problemão! É água, a tarifa não desce contudo a água falta. Lembrando que a CAEMA é estatal, que falta um cobrança maior dos governos estadual e municipal. Creio que o problema não seja a água em si, mas boa parte da tubulação atrofiada da CAEMA. O dinheiro do PAC está aí e e CAEMA está dentro