sábado, 24 de janeiro de 2009

Momento Histórico em São Luís/MA


Três dias, apenas três dias foram o bastante para o 1º Laboratório Internacional de Mídias Livres tornar a nossa capital maranhense um verdadeiro campo de trocas de experiências e buscas por uma real democratização na mídia internacional.

O evento que começou nesta quinta-feira (22), e se estendeu até hoje, sábado (24), reuniu cerca de 1000 pessoas de diversos países para uma grande discussão acerca da grande problemática da mídia tendenciosa nos meios de comunicação de massa.

A idéia que surgiu de um encontro entre a aliança de jornalistas, aparece em um momento histórico e critico no nosso país e no mundo, onde os grandes conglomerados de mídia que detém todo o poder sobre a massa controlam drasticamente a informação no planeta.

O Maranhão é pioneiro neste projeto, não se sabe de nenhum outro projeto com esta temática ao redor do Brasil e talvez do mundo sobre este tipo de mídia.

É importante que este laboratório tenha sido realizado em nosso estado, porque somos um grande exemplo do que é viver atrelados [infelizmente] a um certo grupo que domina cerca de 90% de toda “des”informação do estado. Este mesmo conglomerado que fere drasticamente a nossa constituição, que afirma no artigo 54, que detentores de cargos públicos ou mandatos populares de maneira alguma possam pleitear ou receber emissoras.

Em meio a um quadro midiático que se diz globalizado, mas que exclui toda e qualquer iniciativa daqueles que procuram tornar a mídia mais democrática é extremamente importante que eventos assim aconteçam para que tornemos este mundo que hoje é horrivelmente manejado pelos monopólios de mídias, um mundo possível com uma democratização na comunicação.

Afinal, todos nós precisamos de: Educação, Cultura e Informação de qualidade.

Parabéns aos que promoveram o 1º Laboratório Internacional de Mídias Livres e que esse seja apenas o primeiro de muitos.

[Veja aqui quem detém o conglomerado de mídia maranhense]


2 opiniões:

T. Diniz disse...

concordo! o laboratório realmente trouxe uma série de experiêcias que certamente farão diferença na vida acadêmica e profissional.

Anônimo disse...

Não foi nada, que isso!
Estou te acompanhando aqui, tudo bem?

Beijos!
http://milagredosnovostempos.blogspot.com/
(atualizado!)