quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

1º Laboratório Internacional de Mídias Livres


A cidade de São Luís sediará uma experiência pioneira no mundo, o primeiro Laboratório Internacional de Mídias Livres. O evento será realizado no período entre 22 e 24 de janeiro, antecedendo o Fórum de Mídias Livres, encontro que faz parte da programação do Fórum Social Mundial.

O Laboratório Internacional de Mídias Livres tem como objetivo reunir midialivristas, midiativistas, comunicadores populares, comunicólogos, artistas, produtores culturais, enfim, pessoas que acreditam na comunicação livre, no fim dos monopólios, na democratização ou socialização dos meios de comunicação, para discutir o tema mídias livres e produzir novos formatos através da experimentação e troca de idéias. O laboratório será também um espaço para formação de midiativistas que contribuam para a democratização dos meios de comunicação e a inclusão de novos difusores.

A criação do laboratório é uma iniciativa de jornalistas do Brasil e do mundo que estão a caminho de mais um Fórum Social Mundial, que será realizado de 27 de janeiro a 1º de fevereiro de 2009 em Belém. Eles decidiram organizar-se em um encontro preparatório, uma espécie de concentração para este imenso fórum. Recentemente estiveram em São Luís para mobilizar pessoas e formar uma comissão organizadora local. A comissão formada por comunicólogos, midíativistas e estudantes de Comunicação Social está trabalhando a todo vapor para que esta primeira experiência seja bem sucedida e que tenha como resultado a criação de um laboratório permanente de mídias livres no Maranhão.

A programação já está sendo montada e incluirá conferências com grandes nomes nacionais e internacionais, debates em mesas redondas, oficinas, shows, intervenções urbanas e principalmente a experimentação de diferentes linguagens culturais e comunicativas. As diversas atividades acontecerão teatros, auditórios, ruas e praças do Centro Histórico de São Luís. A expectativa da organização do evento é de que mais de 800 pessoas participem do Laboratório Internacional de Mídias Livres.

As inscrições do evento já estão abertas.

Para mais informações acesse o site: www.laboratoriodemidiaslivres.org


O quê: Laboratório Internacional de Mídias Livres.

Quando: De 22 a 24 de janeiro.

Onde: Praia Grande, São Luís, Maranhão.


0 opiniões: