segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Espetáculo do Horror

Circos existem por toda parte e há muito tempo. No passado os circos apresentavam aberrações como atração, o mundo evoluiu e esses números foram eliminados.

Agora me pergunto até quando vamos ver os pobres animais silvestres como atrações em picadeiros?

Em uma sociedade que se diz civilizada tal fenômeno não poderia ser considerado entretenimento, afinal estamos permitindo (indo ao circo que tenham animais como número) que criaturas inocentes sejam exploradas.

Enquanto você fica todo entusiasmado para ir ao circo, levar seu filho e se divertir, milhares de animais forçados a se apresentar, estão querendo escapar do sofrimento de viver enjaulados, apanhando todos os dias, com uma péssima alimentação, e distantes do seu habitat natural.

Antes de serem apresentados ao público os animais passam por longos treinamentos para se adequarem a esta vida medíocre, apanham constantemente, e ao final de sua vida quando não servem mais para o circo, muitas vezes são jogados pelas estradas ou vendidos a frigoríficos clandestinos.

Muitos apresentadores na TV gostam de mostrar os números de circo com animais, como exemplo a apresentadora Eliana que sempre que pode, faz isso, e ainda repassa ao telespectador que os animais estão sempre alegres e satisfeitos, o que instiga a pessoa a ir ao circo, por achar bonitinho um urso andando de bicicleta ou um cachorro saltando em anéis de fogo, isto não é da natureza dos animais, se o fazem é por conta do medo do chicote, ou de agulhas que dão choques elétricos ou outras ferramentas usadas para forçá-los a fazer tal façanha.

De acordo com Henry Ringling North, em seu livro "The Circus Kings" os grandes felinos são acorrentados a seus pedestais e as cordas são enroladas em suas gargantas para que tenham a sensação de estarem sendo sufocados. Os ursos têm o nariz quebrado durante o treinamento e suas patas queimadas, para forçá-los a ficar sobre duas patas.

Elefantes, por causa do tamanho e da força, passam, talvez, pelo pior tipo de tratamento. Correntes, ganchos e medo são elementos comuns usados no treinamento de elefantes cativos. Elefantes adolescentes, que já viveram em seu habitat natural, são dominados ao serem forçados a ficar de joelhos, acorrentados pelas quatro patas para que não possam se mexer e espancados, diariamente, por cerca de um mês. O mesmo tratamento é usado em elefantes adultos, mas a indústria do Circo afirma que isso acontece longe de suas vistas, que os animais já chegam treinados.

Na maior parte do tempo, quando não estão no palco, estes pobres animais estão confinados em jaulas completamente sem espaço, acorrentados e sempre tristes.

Este imenso confinamento imposto a esses animais “atores” dia após dia cria sérios problemas físicos e psicológicos.

Tais atrocidades ainda existem por que nós vamos aos circos e fomentamos este tipo de desgraça, e por outro lado temos a mídia que não cumpre seu papel social em divulgar estes abusos, pois, se fossem, os circos perderiam rapidamente sua popularidade se os detalhes do tratamento dos animais fossem amplamente divulgados e o tal colorido alegórico demonstrado para a platéia como; macacos dançando, ursos andando pelo palco e tigres mansos ao lado de belas atrizes, deixariam de ser um Espetáculo do Horror.

21 opiniões:

Unknown disse...

Por isso eu odeio circo, ô lugarzinho irritante, não vejo nada de cultura, mto menos de "engraçado", e tb pq defendo os animais, e acho palhaçada o que fazem com os bichos. Mto bom seo blog :D

http://tiomah.blogspot.com/

disse...

Bem, já não sou muito fã de circo.... com animais então passo longe.
Aqui no estado do Rio de janeiro é proibido. Ponto para o governo!!!

Abços

Rosangela A. Santos disse...

Que seja um circo de humanos .. assim como o Solei.. não sei como se escreve.... pelo que vejo é um espetaculo muito bom mas mostrando a capacidade e habilidade humana .. não sei se estou certa .. mas as poucos está acabando o circo com animais .. acho... e espero que se concretize..

Abç.

PA. disse...

Sou totalmente contra animais em circo!!Os maiores e melhores circos do mundo não tem animais!!

Veiga disse...

eu sou totalmente contra o uso de animais...

n pode esquecer dos rodeios!

^^

www.trocistas.com

will disse...

nunca fui mto fã de circo... a naum ser dos truques de magica e o trapézio...
e o que fazem com os animais é horrrivel... me fez lembrar a furia de um elefante q fugiu naum lembro se era circo ou zoologico... e o engraçado q a imprensa disse q o elefante q estava estressado... ele era o nervoso... ah para...

enfim...

se traz males a natureza naum é legal...

e P!@ #$ &* da eliana

joao evangelista disse...

Cara sempre fui contra
aos maus tratos de animais, não suporto !! Mas diga-se de passagem nunca tinha parado pra observar sobre esse prisma: O circo. Muito bom teu artigo.
valeu !! Um abraço !

JoJo Lobato disse...

A unica coisa que eu gosto do circo eh maca do amor e algodao doce

HASUHASUHUASHUASHUHSUhasuahsuas
Nao suporto ver ninguem maltratar animais =/
eh muito triste...

Anônimo disse...

sou contra animais no circo não gosto ¬¬

(Didixy) Conquistadores disse...

Circo é legal, mais eu acho que com animais deveria ser proibido. Eles não tem que fazer o que nós queremos. Eles são livres. O homem pagará por esses sofrimentos.



http://www.conquistadoresde.info/

Diversão e Entretenimento.

Karla Hack dos Santos disse...

Eu não vou a circo que eu saiba que tenha animais.
Como você bem disse, é um verdadeiro absurdo! Não há como manter um animal silvestre dentro de um ambiente onde ele é treinado... Absurdo total..
è por isto que cada vez mais circos no estilo do "Cirque Du Soliel" estão surgindo! E devem ser apoiados... Circo de humanos.

;D

bjus

Erich Pontoldio disse...

Sou contra animais em circo ... qdo vou espero vver a superação do homem.

Unknown disse...

Bom nao vou a circo desde pequeno...perdi a vontade até por causa disso,vi uma matéria sobre maus tratos com animais acho que no fantasticooo dava vontade de pegar aqueles cara e fazer pior com eles....bom fica ae um alerta né...

passa no meu ae se puder...

www.revistaup.com/blogdomarquinhos

abraçoss!

Anônimo disse...

Noss...odeio essa idéia de animais em circo,sempre que vejo um...fiko pensandu como ele é tratado...´


Bom mudandu de assunto:
eu vi a sua postagem em um tópico do orkut(OPNIÃO PARA BLOG)e eu segui umas idéias sua para fazer meu blog q gostaria q vc dec sua opnião d como ele esta agora

ai esta ele:

http://blogbeatbox.blogspot.com/

Anônimo disse...

Pow cara...

vlw é bom ouvir isso^^
foi um alivio xD

http://blogbeatbox.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá
Bom...o código daquela barra q msotra os posts em destaque...vc pega lah nu site do feed Burner.Caso cv tenha um feed,procure por Headline Animator(+ou- isso xD)
é simples...e sobre u banner eu usei um pequeno tutorial nesse link:http://blogtools2.blogspot.com/search/label/ferramentas

é bem simples e facil xD

espero ter ajudado^^

Anônimo disse...

Rá!
Isso tudo é fruto de uma coisa chamada especismo. O humano se considera superior às outras espécies animais, quando na verdade todos os seres vivos tem o mesmo direito que ele.
O circo é uma das maiores demonstrações de crueldade com os animais - só perde para as pessoas que os matam para comer - e que passa despercebida aos nossos olhos.
Eu já declerei guerra a esses tipos de atitudes. Espero que um dia isso possa acabar. É injuntos ver animais que estão fora do seu habitat, do seu modo de vida natural em circos, sendo maltratados e violentados.

Tiago Sant'Ana

www.jornalistadepeso.blogspot.com

Alcione Torres disse...

Odeio ver animais em circos. Sou totalmente contra!


http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

Picolé de Chuchu disse...

Eu sempre fui contra isso!!

http://wwwpicoledechuchu.blogspot.com/

Unknown disse...

Concordo em tudo contigo nesse post.

BebeLL disse...

Liberdade,liberdade!!

Os maiores e melhores circos do mundo não tem animais!![2]

A arte circense eh linda!! ;)


~* Sou totalmente contra animais em circoS...