quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia da consciência Negra

Hoje, dia 20 de novembro, comemora-se o dia da consciência Negra, este dia é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade Brasileira.

Uma sociedade que ainda insiste em degradar o pobre negro, que durante muitos anos sofreu e ainda hoje padece com um problema gerado pelo “branco”, afinal, o racismo existe por que o branco criou com sua política escravocrata.

Uma pesquisa realizada por uma revista de direitos do negro, há um tempo, fez um questionário interessante sobre o tema racismo e preconceito no Brasil, foram duas perguntas simples, a 1ª era se o cidadão se considerava preconceituoso.

Resultado: 95% dos entrevistados afirmaram que não eram preconceituosos.

Então outra pergunta foi feita, e você conhece alguém que é preconceituoso?

A reposta dos mesmos 95% foi que sim, que conheciam alguém que era preconceituoso, o que fica comprovado, o quanto nossa sociedade é hipócrita ao afirmar que preconceituoso é o outro.

O Brasil possui uma história de 500 anos, e 2/3 dessa história foi construída pelo negro, com todo o seu suor para satisfazer o povo “branco”, então não devemos refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, afinal de contas os negros não nos devem nem favores, nós é que temos que agradecer e se desculpar todos os dias, pelo mal que fizemos a todos os negros que sofreram para conseguir ter sua liberdade de volta, uma liberdade adquirida depois de tanta luta e segregação gerada pelo povo “branco”.

Neste dia deveremos refletir sobre nós mesmos, sobre o que realmente somos, afinal o conceito de raça, é apenas uma coisa cultural gerada por um povo que se achava superior a outro, mas depois de tanto tempo não podemos continuar com esta falácia, pois somos todos diferentemente iguais, o que nos torna diferentes são nossas particularidades, e não a cor de nossa pele.

17 opiniões:

Anônimo disse...

Compreendo o que diz, mas a questao nao e tao facil. Vc diz 500 anos, eu digo menos de 200. O Brasil como republica, e a possibiliade de amaurecer como nacao, e muito recente. Ainda temos muito o que aprender e a reconhecer os tipos dos ditos ' preconceeitos'. MAs valeu a reflexao.
Abrcs

Jones disse...

Parabéns pelo post e pelo blog.
Abraço.

Claudemir disse...

Verdade o preconceito existe ainda, infelizmente, mas não é apenas com os negros, mas com outras raças, religiõe e outras minorias. Isso é ridiculo pois somos todos irmãos e viemos do pó e é isso que vamos virar quando morrermos.

Morango com leite condensado disse...

Concordo ctg... Somos Todos diferentemente iguais!!!

Infelizmente dps de tantos anos o preconceito ainda se mantém vivo... É um absurdo!!!

Bjos

Bruno Marcelo disse...

o preconceito não existe, exite apenas a diferença imposta pelos pais quando os filhos são jovens!
isso é triste mas é verdade!

Unknown disse...

tche, o detalhe é que os catolicos escravizaram os negros e os brancos pobres pagam a conta. Quem fez toda a discriminaçao foi a igreja e quem deve indenizar a raça negra por tudo que ela passou sao os catolicos.

Unknown disse...

tche, o detalhe é que os catolicos escravizaram os negros e os brancos pobres pagam a conta. Quem fez toda a discriminaçao foi a igreja e quem deve indenizar a raça negra por tudo que ela passou sao os catolicos.

Anônimo disse...

Cara apesar de ter sido feriado tem MUITAS pessoas que nem sabiam ao certo o porque disso com certeza 90% das pessoas que ficaram em casa ou foram viajar nem pensaram nisso,acho que esse feriado ja é um certo preconceito por mostrar que é preciso um feriado para podermons refletir sobre a desigualdade que ainda existe com os negros.

Abraços

Papagaio [BFR] disse...

Uma braga isso, tenho um cunhado muito racista, é muito lamentavel, e o pior que ele tem orgulho de dizer que é racista...


Muitos negros foram e são importante para a sociedade, creio que cor da pele não tenha nada a ver... Pura doideira...

maludecks disse...

Ótimo tópico, sucesso pra ti .

Leo Pinheiro disse...

O item sobre a pesquisa é interessante. O resto é muito complexo para resumir num comment. Abç

Anônimo disse...

Infelizmente o preconceito ainda existe e o maior exemplo disso é este feriado idiota...

Beijos !!!

Mulher De Médico disse...

Ainda somos mesmo muito preconceituosos e hipócritas, devemos parar e refletir se é a quantidade de melanina da pessoa que vai decidir o carater dela...
Gostei do blog e voltarei...
Passa no meu depois!!!
Abraço

Roberta Prado disse...

Muito bom esse post!
Muito interessante seu blog, parabéns e sucesso!

mano maya kosha disse...

esse lance de racismo sempre me deixou intrigado, justamente pelo fato de não compreender a dimensão com que esse tipo de coisa toma, justamente por enxergar que são tantos os problemas precisando das nossas mãos e tantas coisas ainda apenas pedem uma mudança de postura, tanta coisa óbvia, de moralidade mínima, que apenas aguarda uma consciência não tímida, que apenas aguarda, a nossa verdade humana !!!

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

É um povinho preconceituoso de bosta sim, cada um com sua especialidade é claro. Para a maioria grossa e porca, serve o racial mesmo. Para a elite mais estudada e inteligentona, existem outros estereótipos a serem malhados.

Adriano Ribeiro disse...

o que é interessante é que ainda existe um dia pra vc refleti e lembra disso.
otima reflexão