domingo, 30 de novembro de 2008

Amazon tech em São Luís e Maranhão contra Amazônia


Terminou na noite deste sábado em São Luís o forúm Amazon tech “educação e inovação pela sustentabilidade”, realizado simultaneamente no Centro De Conveções e Multicenter Sebrae da capital.

O evento que reuniu cerca de 40 mil pessoas, nos 5 dias de programação, tinha como principal objetivo ser uma ampla mostra com inovações tecnológicas, difusão de conhecimentos científicos e empreendedorismo sobre a Amazônia, com a possibilidade de gerar negócios sustentáveis.

No forum “que foi de graça, inscrições pela internet” foram realizadas dezenas de oficinas, workshops, palestras e mini-cursos, para os participantes. O evento estava impecavél, diante de uma bela organização, e uma ótima infra-estrutura o evento foi para a história, assim como o nosso estado está indo em termos de destruição da Amazônia, a mesma Amazônia que foi tão bem mostrada no Forúm.

Enquanto milhares de pessoas aproveitavam um tempinho em sua agenda para ir prestigiar o evento, o Maranhão “evoluia” no desmatamento da nossa floresta legal, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgados nesta sexta-feira, 28, o nosso tão glorioso estado perdeu uma área de 1085 km² de florestas entre agosto de 2007 e julho de 2008, o que representa um aumento de 77% a mais que a devastação registrada no período anterior, quando o INPE mediu 613 km² de matas maranhenses derrubadas.

De acordo com o ministro do Meio Ambinete, Carlos Minc, o principal resultante para tal retrocesso, está no avanço da soja e o carvão com as siderúrgicas, do estado.

Em meio à tragédia que esta acontecendo em Santa Catarina “114 mortos, e milhares de desabrigados” também decorrente dos maus tratos a Amazônia, aqui em São Luís, pessoas discutem sobre o uso de recursos naturais e sustentabilidade na Amazônia, e a oeste do nosso estado, tanto no noroeste quanto no sudoeste, a preocupação é uma boa colheita da soja e o maior número possível de carvão para alimentar as siderurgias.

14 opiniões:

Anônimo disse...

É interessante discutir esse temas, aqui em Salvador precisamos de palestras desse tipo, aberta ao publico.

Quando acontece, geralmente é cara e isso impede a população de ver e aprender essas coisas que são importantes.

Gostei do blog!
Grande abraço!





http://ajairon.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá, amigo

O problema do desmatamento é calamitoso, obviamente o governo deve enfrentá-lo com seriedade. Mas, penso que a região norte também pode diversificar suas atividades econômicas - inclusive com o desenvolvimento industrial. Ora, há espaço suficiente para conciliar as duas coisas, demarcando-se as áreas que, pela sua relevância ecológica, não podem sofrer nenhuma intervenção.

Abraços !

''Tom'' disse...

oiee tudo bem????/

adorei o blogger... bwm interessante informar e discutir essas paradas ai, adorei.......

da uma passadinha la no meu dpois...

bjussss

http://hevertontom.blogspot.com/

Juliana Valério disse...

gosto muito de ler sobre a Amazônia e di discutir sobre o assunto tbm..mais só que discutimos sempre e tentamos mudar o rumo da historia..só que enquanto o governo não parar pra pensar "de verdade" com programas como esse que foi feito no centro de convenções,só que não só em 1 estado,e sim no Brasil todo..

comenta de volta?
http://juliana-valerio.blogspot.com

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

Eu vi uma reposrtagem no site do UOL, que falava sobre o desmatemento no Maranhão.
Inclusive eu fiz um post, sobre a venda da Amazônia para os gringos, na qual coloquei em debate varios aspectos da Amazônia.
Não adianta nada investir em uma organização como essa e não prestar a devida importãncia para o desmatamento...

http://hdebarbamalfeita.blogspot.com/

Anônimo disse...

Frank, bem analisado essa questão da posição do nosso estado diante daquilo que prega. É um paradoxo o nosso discurso de sustentabilidade, preservação e outros blá,blá,blá. Achei muito legal ver milhares de estudantes principalmente secundaristas interessados nos assuntos em pauta mesmo que de alguma forma influenciados. Mas será que houve a conscientização indiviudal de que o meio ambiente, a preservação do bens naturais e outros fatores depende da minha atitude e não só de terceiros? Se este objetivo não foi alcançado foi mais um mega evento e continuaremos na estrada da destruição...

Anônimo disse...

Acho que todos devemos discutir esse tipo de assunto, até porque é algo que se não resolvermos acaba voltando contra a gente ...


Muito bom, meus parabéns
ABração

Visite tbém Blog do camelo

Marcelo disse...

Parabéns pelo post. As pessoas precisam saber muito sobre essas coisas.

http://papodomarcelo.blogspot.com/

Anônimo disse...

Bem legal da sua parte escrever sobre esses assuntos!
gostei!

Abç

http://mundoplancton.blogspot.com

Unknown disse...

Acredito que as pessoas tenham que tomar um conhecimento maior desse tipo de assunto no Brasil.

Creio que você está no caminho certo!

Guri Albino disse...

Sempre bom estar por dentro de temas assim, a vida do nosso planeta está em nossas mãos e à cada dia que passa nós fingimos mais e melhor que isso não nos ataca, já passou da hora de reverter isso, bom ver que ainda existem pessoas que pensam no bem do planeta, ou não.

Carioca disse...

otimo blog! devemos proliferar o desenvolvimento.

--
http://raciocinioquebrado.blogspot.com/

Hugo Andrade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hugo Andrade disse...

Olá Franklin !!!
Faz um tempo que não escrevo coments no seu blog, é que simplesmente minha Universidade consome todo meu tempo.
Primeiro queria parabenizar vc pelos seus posts, segundo, devo dizer que gostei dos seus textos sobre o Amazon tech "contra a Amazonia" bem interessante, e gosto de ver em vc que é jovem essa postura preocupada com os assuntos que nos permeiam (é o caso do texto que trata da visão do presidente Lula com relação à crise econômica vigente)gostei muito.
Bem, queria dizer que vc escreve bem, porém se faz notória a luta travada entre vc, as vírgulas e os pontos de continuação. rsrs

Ah! sim, votei no seu blog para o prêmio do Ibest !

boa sorte !!!