sábado, 24 de outubro de 2009

Estudantes da UFMA são selecionadas no Itaú Rumos Cultural

Andréa Barros e Beatriz Deruiz estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Maranhão integram a lista de contemplados na edição 2009-2010 do Rumos Jornalismo Cultural, que inclui outros 10 universitários e oito professores de Comunicação Social. A terceira edição do programa recebeu 285 inscrições de 125 faculdades de todo o país. O resultado da seleção foi divulgado ontem, no site http://www.itaucultural.org.br/. Na carteira Estudante, foram selecionadas 12 reportagens - nas categorias Mídia Impressa, Mídia Audiovisual, Mídia Sonora e Web-reportagem – e oito textos na carteira Professor. A seleção dos trabalhos se deu por comissões autônomas, formadas por especialistas na área e pelo gestor do programa, o jornalista Claudiney Ferreira, representando o Itaú Cultural.
..
Andréa Barros, 20, está no 6º período e estagia há oito meses na Assessoria de Comunicação da UFMA. É, acima de tudo, uma amante da cultura maranhense. Foi selecionada pela reportagem Nas costas da minha mão, na categoria Mídia Audiovisual. Em apenas quatro minutos, ela mostrou a história de um dos sotaques mais tradicionais do bumba-meu-boi maranhense: o costa de mão.
.
O trabalho de pesquisa foi realizado nos meses de abril e maio e as filmagens em junho e julho, feitas em São Luís e Cururupu.
.
Andréa conta que resolveu escolher este tema por perceber que este é um sotaque pouco conhecido e quase extinto. Todo o texto, o roteiro e a produção são de sua autoria, mas ela contou com uma pessoa para lhe auxiliar nas filmagens e duas na produção. “Quando soube do concurso me interessei e comecei a procurar um assunto diferente e interessante da nossa cultura, então achei o bumba-meu-boi do sotaque costa-de-mão. Fiquei muito surpresa com o resultado e mais feliz ainda em saber que outra amiga minha havia sido contemplada”, conta.
.
Essa foi a primeira vez que Andréa pegou em uma câmera para produzir um vídeo. O empenho em fazer um bom trabalho, apesar de toda a sua inexperiência na área, renderam bons resultados.
.
Como premiação, além da participação no Laboratório de Jornalismo On Line e dos livros, ela terá a oportunidade de participar do Colóquio de Jornalismo Cultural, que acontecerá de 3 a 5 de dezembro, em São Paulo. “Lá, iremos conhecer os outros selecionados e discutir as pautas para o ano que vem. Fiquei muito feliz de ter meu trabalho selecionado, porque o maior prêmio é o conhecimento que vou adquirir e o fato de poder discutir cultura com pessoas de todo o país e poder mostrar a eles um pouco da nossa cultura”, ressalta Andréa.
.
A outra contemplada no Rumos Jornalismo Cultural 2009-2010, Beatriz Deruiz, 20, aluna do 5º período do curso de Jornalismo da UFMA. Ela é estagiária da Rádio Universidade FM e trabalha como produtora na Guilherme Frota Produções. Em 2008, escreveu duas biografias para a revista Memórias Biográficas, vendida anualmente no Congresso de Jornalistas e Radialistas do Maranhão. Foi selecionada pela reportagem Tambor de Crioula, ritmo da terra, na categoria Mídia Sonora. A reportagem de Beatriz tem duração de três minutos e fala sobre a história do tambor de crioula do Maranhão. Após intensa pesquisa e entrevistas com nomes como a pesquisadora e estudiosa da cultura popular maranhense Michol de Carvalho e alguns mestres de tambor, ela produziu a reportagem vencedora.
.
“Nunca havia pesquisado nada sobre o tambor, mas quando soube do concurso, procurei um tema sobre o Maranhão e vi que o tambor era bem interessante, pois ele é muito discutido, mas não na mídia sonora. Queria participar, tanto que me inscrevi também na Mídia Audiovisual. É uma área que gosto muito e ser selecionada no Rumos vai contribuir muito na minha carreira profissional”, diz.
.
Fonte: O Imparcial on line

0 opiniões: