terça-feira, 22 de setembro de 2009

Marina defende plebiscito sobre descriminalização do aborto

A senadora Marina Silva defendeu a realização de um plebiscito para que os brasileiros opinem sobre a descriminalização do aborto. Durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, (desta segunda-feira) Marina disse que não faria um aborto, mas preferiu não deixar clara sua posição sobre o tema, que considera “polêmico demais para ser resolvido apenas com ações do Executivo”.
.
A senadora, provável candidata do PV às eleições presidenciais de 2010, disse que não se pode simplificar o debate tratando a liberação do aborto apenas como uma questão moral. “Não posso simplificar dizendo que sou contra ou a favor. No meu entendimento acho que deve haver um plebiscito. Não se ponde impor nem a posição dos que são contra nem a dos que são a favor”, argumentou.
.
Marina disse que o Estado deve ser responsável por garantir informações às mulheres sobre o aborto. “Não se trata de satanizar a mulher que busca alternativa para seu desamparo, mas seria reducionismo achar que aborto é um ato sem consequência”. “Precisamos aprofundar esse debate. Advogo para que se possa ter essa discussão”, acrescentou. Em relação a outro tema que considera “polêmico”, a descriminalização da maconha, a senadora foi mais clara. “Sou contra. Mas o fato de ser contra não me impediu de fazer a campanha do Gabeira [candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, o deputado Fernando Gabeira defende a descriminalização da maconha] no Rio. A democracia é isso”, afirmou.
.
Marina não acredita que a liberação da venda de drogas hoje consideradas ilícitas reduziria o consumo e a violência ligada ao narcotráfico.
.
Apontada nas pesquisas como atual quarta colocada na disputa presidencial, atrás de José Serra, Dilma Rousseff e de Ciro Gomes, Marina Silva afirmou que ainda não é candidata, mas que o fato de aparecer na lista é positivo porque traz o debate sobre o desenvolvimento sustentável para a plataforma eleitoral de 2010.
.
“Ainda há muita água a correr por debaixo dessa ponte. Mas não aparecer com traço [nas pesquisas] é altamente significativo”.
.
O programa Roda Viva foi ao ar na noite de ontem (21) na TV Cultura e transmitida pela TV Brasil.

0 opiniões: