quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Concurso de Curtas-Metragens da CGU

Já estão abertas as inscrições para dois concursos de curtas-metragens promovidos pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc). As obras devem ser inéditas, em qualquer gênero (ficção, animação, documentário etc), sobre o tema “Luta contra a corrupção: compromisso de todos”.
.
O 1º Concurso do Minuto vai premiar 20 curtas com duração de 60 segundos. O outro vai selecionar projetos que terão apoio financeiro da CGU e do Unodc para saírem do papel. Nesse caso (1º Concurso Nacional de Curtas-Metragens da CGU), as obras deverão ser orçadas em, no máximo, R$ 70 mil e poderão durar de cinco a dez minutos.

.
Em ambos, a temática dos curtas deve ser dirigida ao público em geral e desenvolver histórias que envolvam a sociedade; estimulem uma cultura ética, de intolerância e combate à corrupção por parte de cada cidadão; e promovam o debate e a reflexão sobre a importância de uma participação cidadã ativa no acompanhamento e controle da gestão pública.
.
Inscrições – Qualquer pessoa física acima de 18 anos e residente no Brasil pode participar do 1º Concurso do Minuto, sendo permitida a inscrição de dois curtas por concorrente. Os filmes dessa modalidade poderão ser produzidos com qualquer tipo de câmera, inclusive as de telefone celular. Já no 1º Concurso Nacional de Curtas-Metragens é permitida também a inscrição de pessoa jurídica registrada no país, mas cada concorrente só poderá participar de um projeto.
.
O requerimento de inscrição para o 1º Concurso do Minuto deve ser remetido para a CGU, em Brasília, até o próximo dia 30 de outubro. Já o prazo para o envio do requerimento de inscrição para o 1º Concurso de Curtas-Metragens da CGU é um pouco menor, termina no próximo dia 16 de outubro.
.
Premiação - O resultado final dos dois concursos será divulgado no site da CGU até o dia 27 de novembro. A Comissão de Julgamento será composta por profissionais de comprovada experiência e notório saber na área audiovisual ou sobre o tema de prevenção e combate à corrupção, designados pela CGU. Entre os critérios que serão considerados para a seleção dos curtas e dos projetos, estão originalidade, criatividade, qualidade técnica, roteiro, e viabilidade técnica e comercial.

.
Mais informações: curtacgu@cgu.gov.br

0 opiniões: