segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Brasil no topo da lista de trabalho infantil e forçado

Treze setores da economia brasileira foram citados em uma lista global de produtos feitos com trabalho infantil e forçado elaborada pelo Departamento de Trabalho dos EUA. O país ficou atrás apenas de Índia (19 setores) e Miamar (14). Empatou com Bangladesh (13) e ficou à frente de China (12), Argentina (11) e México (11).
.

No Brasil, o estudo aponta trabalho infantil na produção de tijolos, cerâmica, algodão, calçados, mandioca, abacaxi, arroz, sisal e tabaco. No trabalho forçado, são cana-de-açúcar e madeira. E em ambas as situações, gado e carvão vegetal.
.

O relatório pondera que países com maior número de setores podem simplesmente ter estatísticas melhores. E também cita o Brasil como exemplo de ataque aos problemas em várias frentes, como legislação, planos de ação apoio a instituições privadas no combate ao trabalho infantil e forçado.
.

A lista, divulgada quinta-feira passada, inclui 122 produtos de 58 países e identifica mais problemas de trabalho infantil do que de escravo, baseado nas definições da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

.

[estudo completo aqui]

0 opiniões: