quinta-feira, 23 de julho de 2009

Mostra Patativa do Assaré nesta sexta-feira (24)

Maranhão realiza mostra Patativa do Assaré, que conta a história Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré. A mostra será realizada nessa sexta-feira (24), a partir das 14h, no pólo de Univima em São Luis, localizado na Rua Portugal (Cetecma) e também nos outros pólos do interior do estado.

Poesia viva – Se estivesse vivo, Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré, teria feito este ano, 100 anos. E para comemorar seu centenário, o Conselho Nacional de Cineclubes do Brasil (CNC) com o apoio e parceria do CBC - Congresso Brasileiro de Cinema, da ABDn - Associação Brasileira de Documentarista e da CBDC - Coalizão Brasileira Pela Diversidade Cultural estão promovendo em todos os estados da Federação, a mostra “Patativa do Assaré: Ave Poesia”.
No Maranhão, a mostra está sendo organizada pelo Cineclube Casarão Universitário, juntamente com o Cineclube Calu, do município de Alcântara em parceria com a Universidade Virtual do Maranhão (Univima) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento será realizado nesta sexta-feira, dia 24, a partir das 14h, no pólo da Univima em São Luís, localizado na rua Portugal (Cetecma) e também nos outros 10 pólos no interior do estado.
Através da mostra, o público maranhense vai conhecer um pouco mais do poeta popular, autor de cordéis e músicas que foram imortalizadas por intérpretes como Fagner e o saudoso rei do Baião, Luiz Gonzaga. O filme é resultado de um longo trabalho do cineasta Rosemberg Cariry que documentou partes da vida de Patativa e também o adeus ao poeta de fãs e amigos por ocasião de sua morte. O documentário foi vencedor do 5º Festival de Belém do Cinema Brasileiro.
Após a exibição do filme haverá um debate. São convidados como debatedores a jornalista, pesquisadora de cinema e uma das coordenadoras do Cineclube Casarão Universitário, Luana Camargo e o estudante de História da UFMA e produtor independente, Domingos Filho. O debate será mediado pelo também jornalista e cineasta Mivan Gedeon.
Segundo a debatedora Luana Camargo, o circuito do Maranhão tem um diferencial em relação aos outros estados, pois "a exibição pelo sistema IPTV da Univima irá proporcionar a formação de uma rede estadual de exibição alternativa e a construção de um diálogo mais amplo que fortalece as ações nacionais de defesa dos direitos do público". O evento tem entrada franca.
Sinopse: O filme aborda a vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, destacando a relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos e a sua imensa contribuição à cultura brasileira. Dono de um ritmo poético de musicalidade única, mestre maior da arte da versificação e com um vocabulário que vai do dialeto da língua nordestina aos clássicos da língua portuguesa, Patativa do Assaré é a síntese do saber popular versus saber erudito. Patativa do Assaré consegue, com arte e beleza, unir a denúncia social com o lirismo.
Serviço: O que: Mostra Patativa do Assaré: Ave Poesia Quando: dia 24 de julho Onde: Nos pólos da Univima (em São Luís, na Rua Portugal, nº 199 – Praia Grande – no Cetecma)
Hora: das 14h às 16h
Mais Informações: 98 8413-0187, 8858-2462

0 opiniões: