segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Favela "movie" na Record


Estréia hoje, na emissora Record a mais nova “favela movie” do Brasil, com atores de tropa de elite[o filme] “A lei e o crime” será mais um retrato da problemática dos morros cariocas.

Orçado em 500 mil por capítulo, bem acima das novelas bestas e idiotas de sua concorrente Globo, a série será mais uma a romper com os moldes de mostrar uma favela sempre bonitinha, onde o povo não sofre, tudo é lindo e todo barraco parece mais uma mansão, que é o que faz a “TV globinho”.

A idéia de mostrar a verdadeira faceta da favela é interessante, tomando por partida que hoje em dia pobre se acostumou a olhar pobre também na televisão.

Antigamente, os pobres não gostavam de ver seus retratos nas telinhas, mas depois do sucesso de Cidade de Deus e seus derivados, percebemos que a ficha caiu.

A própria Globo sempre oportunista percebeu o sucesso de relatar a pobreza defasada das pessoas, e tratou logo de fazer algumas séries sobre o tema, com nomes que não vou citar para não fazer propaganda a emissora dos donos das “terras” brasileiras, “os marinhos”.

Mas como diria o escritor Dias Gomes "Nem adianta criar pobre, a Globo não sabe fazer. Você coloca um barraco no texto, e eles já transformam em mansão".

O mérito fica com a Record cada vez mais inovando em sua temática televisiva. Muito ainda tem que ser feito, afinal a disputa com a “reacionária” Globo é grande, mas a Record está mostrando que em título de novelas com retrato da realidade, a batalha já esta ganha, só falta agora ganhar a guerra.

1 opiniões:

Bob LaBrie disse...

sera q a record qr mostrar o q tu acha q ela qr mostrar ou qr pegar embalo nessa onda de "capitao nascimento" e faturar no merchandise?
Eu particularmente deixei de assitir TV aberta, até no futebol sao tendenciosos esses canais, Globo eu nem sei o q passa, Record muito menos!