quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Áudio.
Pesquisa mostra que o brasileiro sabe pouco sobre os candidatos na hora de votar.

1 opiniões:

Daniel Fernandes disse...

Oi frank! nossa, muito legal esse podcast, e a locutora tem a voz ótima.

bom, eu como jornalista voltado pra política, me sinto surpreso com a negligência do povo brasileiro sobre essa questão do voto. só pra começar o comentário, vale lembrar que inúmeras foram as pessoas que morreram, foram torturadas, foram exiladas, foram espancadas pra que o brasileiro pudesse ter esse direito de votar e o eleitor atual simplismente passa por cima disso e diz: "eu não dou a mínima para o meu voto".
segundo que o povo brasileiro tem um histórico muito antigo de esquecimento. na república velha o voto era moeda de troca por comida, abrigo, trabalho, dentre outros. na república pós-ditadura, foi propagada a idéia de que o brasil teria conquistado tudo, que a democracia brasileira chegara a seu apogeu, e isso indiretamente fez o brasileiro simplismente sentar e pensar "Não tenho mais participação no que acontece no meu país. a culpa do que acontecer vai ser deles."
terceiro, que é mais do que cômodo que isso continue, afinal 90% da classe parlamentar-governamental vive disso certo? nada mais válido do que deixar no ar a idéia de que não tem jeito, que esse é o sistema e cabe a nós faze-lo girar. o que nunca se fala é que tem, sim, jeito de fazer esse ciclo girar do lado contrário, e isso começa com o voto. alias, começa justamente estudando o voto. o processo democrático não se centra só no ato de fazer valer a opinião, mas também de entender o contexto pra que essa decisão seja benéfica pra maioria. vendendo seu voto, ou o jogando fora como lixo, como fazem uns e oturos principalmente das áreas mais analfabetas do brasil, perde-se completamente o conceito de democracia de que tanto se fala na teoria.
onde eu quero chegar é: concordo completamente com o audio, e ainda digo que não pesquisar sobre o candidato no ato do voto não é só um malefício, mas é parte integrante de uma cadeia de tumores na consciencia da nação, e precisa-se urgentemente de uma cura pra isso, ou o brasil vai continuar empacado politicamente.